segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Organização Política de um País:

Estrutura de Poder: Autoridade ---> Influência ---> Força

O Estado é uma sociedade de pessoas chamada população, em determinado território, organizado segundo sua Lei Maior (Constituição), sob a autoridade de determinado governo, a fim de alcançar determinado objetivo, o bem comum.

Instituições são organizações ou mecanismos sociais que controlam o funcionamento da sociedade e dos indivíduos. Organizadas sob regras e normas, tem o objetivo de ordenar a socialização entre os indivíduos e suas formas de se organizar.
• Em primeiro lugar, o Estado é uma instituição (ou conjunto de instituições) que possui uma organização interna;
• Para existir, depende de um território, ou seja, de um espaço geográfico definido;
• Geralmente é organizado segundo leis escritas, como em uma Constituição;
• Além disso, é dirigido por um governo reconhecido internamente por sua população e externamente por outros Estados (ou países);
• Finalmente, o Estado é o responsável pela organização e pelo controle da sociedade, pois é o único que pode manter forças armadas (Exército e força policial) e tem legitimidade ou autoridade para impor a ordem pela força (monopólio legítimo do uso da força e da coerção).

A população abrange o conjunto de pessoas que vivem no território estatal ou mesmo que permaneçam nele temporariamente (turistas, por exemplo). “Povo, em sentido democrático, pressupõe a totalidade dos que possuem o status da nacionalidade, os quais devem agir, conscientes de sua cidadania ativa, segundo ideias, interesses e representações de natureza política”.


4 comentários:

  1. gostei me ajudou bastante aqui

    ResponderExcluir
  2. Me ajude a entender melhor, por favor.
    No caso, se eu substituir "Estado" por "Brasil", afim de facilitar o meu entendimento, está correto?
    E de que forma eu substituiria os demais?
    Por que pensei em: "nomes dos estados brasileiros" para "Governo" e "População" por "Povo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O Brasil é o País, o conjunto todo forma o Brasil, não o estado, o estado faz parte do Brasil. No caso do povo para população tudo bem...

      Excluir
    2. tava precisando fazer um trabalho aqui e ajudou bastante

      Excluir