segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dica de Filme para se trabalhar Etnocentrismo e Relativismo Cultural: Avatar

Costumo passar filmes para @s alun@s com alguns questionamentos para ajuda-los a compreender melhor os conceitos de sociologia. O filme avatar chama a atenção dos alunos e demonstra muito bem os conceitos de Etnocentrismo e Relativismo Cultural através dos personagens da trama. Costumo aceitar os relatórios com alguns resumos da internet que possam enriquecer o texto. A última pergunta prescinde de um debate sobre o texto que consta no blog também. Bom trabalho!!

Roteiro para relatório sobre o filme AVATAR e sua relação com os conceitos de Sociologia.
- Como se dá o encontro dos seres humanos com os Na’vi?
- Como o Coronel Miles Quaritch que está em Pandora caracteriza os Na’vi para os soldados que ainda não o conhecem?
- Porque os homens consideram os nativos inferiores?
- Qual é o papel dos pesquisadores na missão em Pandora?
- Qual é o interesse dos militares em Pandora?
- O avatar do personagem Jake Sully é aceito facilmente pelo grupo dos Na’vi? O que ele tem de fazer para se tornar parte do grupo?
- O que os Na’vi têm em comum com os outros do seu grupo? E o que eles têm de diferente um dos outros?
- Você notou alguma mudança no corpo do avatar de Jake Sully (marcas, símbolos) ao longo do filme? Explique.
- O personagem Jake Sully fica do lado de quem (militares ou Na’vi) ao longo do filme? Explique.
- Cite pelo menos 3 características dos Navi (comportamento na sociedade, crença e demais particularidades culturais).
- Como se percebe a postura Etnocêntrica no filme? Cite um personagem e uma frase que demonstre o Etnocentrismo.
- Como se percebe a postura de Relativismo Cultural no filme? Cite um personagem e uma frase que demonstre o Relativismo Cultural.
- Vimos no 2º Bimestre que a identidade individual é construída a partir do nosso contato com o outro (social). Como a esfera social (dos Na’vi) influencia a construção da identidade do personagem Jake Sully? Consulte o texto “A Construção Social da Identidade” (entregue no 2º Bimestre) e explique sua resposta.

P.S.: Como é um RELATÓRIO, as respostas deverão estar em formato de TEXTO de forma coerente.


5 comentários:

  1. Respostas
    1. Quero agradecer ao grão-mestre Dalton por se tornar um membro do grande Illuminati como eu tenho o meu primeiro benefício no valor de US $ 30.0000 USD. se você quer ser um membro do grande Illuminati hoje e fazer seus sonhos virar realidade entrar em contato com o grão-mestre Dalton e obter o seu primeiro benefício no valor de US $ 30.000usd. entre em contato com o grande mestre por e-mail: illuminatiworld666usa@yahoo.com ou WhatsApp: +16613814014

      Excluir
    2. No billionaire has ever earned a real salary for him, think about it, this is your chance to become what you want to be in life by joining the great Illuminati society and acquiring the power of wealth and fame.
      Sign up today, call / WhatsApp number
      +2348156822027
      Note distance is not a Barrier

      Excluir
  2. qual é o seu nome e de onde você é
    Os illuminati são uma sociedade secreta que se esforça para promover valores morais espirituais e interessados ​​em inflexão. Foi fundado sob os princípios de amor, justiça, unidade, paz e alívio. Os illuminati reúnem indivíduos de boa vontade, independentemente de suas diferenças e origens, e garantem que esses homens bons se tornem melhores na sociedade. Você deseja ser um membro dos illuminati e se tornar rico, famoso, poderoso e se destacar na vida? Você estava dando $ 20.000.000 como primeiro benefício. Por favor, contate-me agora ou me adicione Whatsapp +2347057052206 Email williamsilluminati230@gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Quero agradecer ao grão-mestre Dalton por se tornar um membro do grande Illuminati como eu tenho o meu primeiro benefício no valor de US $ 30.0000 USD. se você quer ser um membro do grande Illuminati hoje e fazer seus sonhos virar realidade entrar em contato com o grão-mestre Dalton e obter o seu primeiro benefício no valor de US $ 30.000usd. entre em contato com o grande mestre por e-mail: illuminatiworld666usa@yahoo.com ou WhatsApp: +16613814014

    ResponderExcluir