terça-feira, 10 de novembro de 2009

Ideologia

Segue abaixo alguns materiais que eu utilizei para a aula de Ideologia.



Sugestão de Texto para reflexão, debate ou trabalho em sala de aula:

O mundo econômico, os governos, as instituições e a sociedade não podem mais aceitar ou permitir todas as tentativas que vêm sendo feitas de separação entre o econômico e o social. Separar um do outro é deixar o real com o econômico o utópico com o social. Esta é uma separação que inclui no mundo da economia a produção de bens materiais, mas faz com que a dimensão social desta mesma produção fique restrita a consequência. Nesta divisão, fica combinado que o Desenvolvimento é econômico e a pobreza é social. A divisão é de um simplismo admirável, mas de uma força ideológica impressionante. Quando entram na fábrica, os trabalhadores são fatores econômicos. Quando saem, são problemas sociais. Quando definem seus orçamentos, os governos são atores econômicos, quando tratam de saúde e educação, os governos são incompetentes sociais sem recursos, verbas e responsabilidades. A sociedade moderna dissociou a produção do emprego. Isso só faz aprofundar o abismo entre os integrados e os marginalizados. É imperativo encontrar o caminho do emprego. Sem emprego, não haverá humanidade para todos. A tecnologia não pode se transformar na racionalidade do novo apartheid mundial. O desenvolvimento humano, é de todos ou não existe. É imperativo dar ao desenvolvimento esta dimensão universal.
Betinho


** Algumas sugestões de vídeos que podem ser utilizadas **


A Ideologia dos desenhos animados na 2ª Guerra Mundial:



Reportagem sobre consumismo Infantil:



Trailer do documentário: "Criança, a alma do negócio".



"Education for Death (em português: Educação para a morte) é um curta-metragem de animação produzido pelos Estúdios Disney e originalmente lançado em 15 de janeiro de 1943 pela RKO Pictures nos cinemas estado-unidenses. Foi dirigido pelo ítalo-americano Clyde Geronimi e é baseado no livro Education for Death: The Making of the Nazi (Educação para a morte: a construção dos nazistas) de Gregor Ziemer. A capa do livro aparece no início do curta."

2 comentários:

  1. Os illuminati são uma sociedade secreta que se esforça para promover valores morais espirituais e interessados ​​em inflexão. Foi fundado sob os princípios de amor, justiça, unidade, paz e alívio. Os illuminati reúnem indivíduos de boa vontade, independentemente de suas diferenças e origens, e garantem que esses homens bons se tornem melhores na sociedade. Você deseja ser um membro dos illuminati e se tornar rico, famoso, poderoso e se destacar na vida? Você estava dando $ 20.000.000 como primeiro benefício. Por favor, contate-me agora ou me adicione Whatsapp +2347057052206 Email williamsilluminati230@gmail.com

    ResponderExcluir